Lista_Mp3

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quem disse que programar não pode ser algo divertido?

   Hoje, 17/08 iniciaram as atividades do projeto do Laboratório de Programação, vale lembrar que essa primeira etapa é apenas com a utilização da plataforma online, onde os alunos criam seu personagem e realizam desafios que só podem ser solucionados com ferramentas específicas, cada uma delas relacionada a um conceito de linguagem de programação. A motivação dos alunos foi algo fascinante o fato de estarem em um jogo, faz com que se animem a prosseguir mesmo com o aumento da dificuldade dos desafios propostos. 
   A ideia inicial era testar a capacidade de aprendizagem dos mesmos com a plataforma que abriga explicações simples e práticas. Consegui observar no decorrer na aula de hoje que nenhum deles se deu conta de que estava utilizando puramente uma linguagem de programação, isso afastou deles a insegurança, deixando de lado aquela ideia de que programar é algo extremamente difícil. 
   De fato, a programação de computadores é um grande desafio, programar é uma arte complexa, mas acredito que estamos criando bons artistas, dotados de criatividade e talento. 
   Estou ansioso pelos próximos capítulos da novela CodeCombat...
   Em breve mais resultados...
                                                   
                            
   
                                                   ---
   Será que a utilização de plataformas que exploram o contexto da gamificação não são formas mais eficientes de democratizar o ensino de programação?

                                                   ---
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário