Lista_Mp3

segunda-feira, 27 de abril de 2015

E ai? Qual é o seu espaço?

 

  Dias atrás, após algumas leituras sobre metodologias e práticas de ensino comecei a pensar na complexidade do espaço onde se efetiva de fato a aprendizagem. Após refletir fiquei me perguntando, porque valorizar tanto esse espaço se o aprendizado ocorre em qualquer meio ao longo da vida do indivíduo?
  Claro, não se pode simplesmente abortar a ideia de que os alunos devem estar na escola, no seu respectivo horário, na sua respectiva sala, na sua respectiva carteira e com seus respectivos materiais. Mas por que não expandir essa ideia de espaço, como forma de ampliar a proposta da construção do conhecimento elencada pelo professor? A ideia é transformar a sala de aula em um ponto de partida para a construção do conhecimento do indivíduo, fazendo com que o espaço de convivência até então externo seja visto pelo mesmo como uma extensão da sala de aula, facilitando a distinção dos diferentes tipos de saberes, fazendo com que ele consiga discernir quais desses saberes colocar em prática, o que implica diretamente na questão comportamental influenciada na maioria das vezes pelos "maus" saberes. Mas afinal, o que eu estou querendo dizer com tudo isso? Será que não passa apenas de uma viagem total na maionese?
  Eu digo que não, trata-se apenas do meu ponto de vista. Como docente em formação procuro reformular toda e qualquer metodologia assimilada ao longo do curso, como forma de pressionar um "F5" constante na página das experimentações em sala de aula. Com a licenciatura em computação, passei a propor a mim mesmo o desafio de reconstruir metodologias na mesma velocidade da evolução das tecnologias digitais, impondo a cada uma de minhas práticas uma base reflexiva consistente capaz de reconstruir métodos de ensino. Enfim, exponho aqui mais uma de minhas inquietações e ressalto aos professores que literalmente "vestem a camisa", sejam eles de matemática, português, história para que continuem pensando em sua constante formação, não apenas em sala de aula, mas no seu cotidiano estimulando assim seus alunos a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário