Lista_Mp3

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Reflexão dos Artigos


-ASPECTOS REFLEXIVOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
E SUA ATUALIZAÇÃO PERMANENTE NO PARANÁ:
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PIBID E O PDE. (Daniel Soczek)

O primeiro artigo em si apresenta dois programas de aperfeiçoamento, pesquisa e formação de professores o PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência) e o PDE (Programa de desenvolvimento Educacional) no qual entende-se que o PDE solucionar problemas na formação de professores em exercício, e o PIBID serve de estimulo e incentivo para alunos que estão em formação além de muitos outros argumentos que poderiam ser citados, mas acredito que o objetivo geral do artigo era de expor as problemáticas concomitantes e presentes em sala de aula buscando a reflexão de cada docente independente do programa no qual esteja para que possa individualmente ou coletivamente pensar na solução para esses problemas buscando inovar e despertar o professor pesquisador que existe dentro de si.
Enfim a abordagem geral do artigo enfoca a experiência e o comprometimento com a prática docente e seus afins dando ênfase a busca por cada vez mais conhecimento.

FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES
PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID (Márcia Marlene Stentzler)
O artigo em si fala da experiências de supervisores e bolsista do PIBID, exemplifica projetos elaborados por eles em suas respectivas escolas dando assim novas ideias a serem aplicada a nosso meio, sem contar que para todos isso se tornou importante já que tiveram a oportunidade de presenciar a realidade da escola fazendo relação com tudo que é discutido durante a sua formação docente. Uma vez bem utilizado o PIBID pode ser mais do que uma bolsa pode se tornar uma ferramenta de avaliação de aprendizagem do alunos já que busca atividades lúdicas a tendência é que os alunos se sintam mais a vontade de se expressar e compartilhar sua vivência em sala de aula como se fosse um compartilhamento de conhecimento, ao meu ver muitas vezes os alunos aprendem mais entre si do que com o professor já que o mundo atual praticamente joga conhecimento em cima de cada um abe aos professores apenas filtrar o que eles devem internalizar em suas cabeças para que possam fazer bom uso do que aprendem, sem contar que todos os projetos desenvolvidos no PIBID são muito importantes para o processo de melhoria na qualidade da educação brasileira.