Lista_Mp3

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Realizada a fase final da GINCABIT

   Hoje, 02/12, realizamos a final da GINCABIT, que tinha como finalidade desenvolver atividades relacionadas à computação. Na ocasião foram aplicadas 4 atividades diferentes dentre elas:
- Pergunta que eu respondo: Consiste na apresentação de perguntas onde cada equipe tem uma cor definida e deve procurar os balões que na ocasião estavam espalhados pelo Campus para que conseguissem as respostas, posteriormente, precisavam colar a resposta ao lado da respectiva pergunta, essa atividade além de conhecimento exige disposição física para que seja realizada com sucesso.
- Hardware Quest: Atividade na qual as equipes responderam um questionário sobre hardware, para auxiliá-los tinham a disposição todas as peças do computador para que pudessem utilizar como referência.
- Commands: Nesta atividade, as equipes precisariam sair de um labirinto utilizando comandos predefinidos, por exemplo, "mova (n) passos" e "vire a esquerda/direita", além disso, os alunos tinham que guiar-se pelos check-points dispostos ao longo do labirinto e caso errassem um comando deveriam voltar ao ponto anterior, se não acertassem os comandos em 3 tentativas estariam desclassificados.
- Ordenando números: Nessa atividade os alunos deveriam elaborar uma estratégia para ordenar os números que receberam, para tal cada um recebe um número e mais 2 placas com números aleatórios que pertencem aos colegas, todos devem estar dispostos em círculos, sendo que um deve estar com uma das mãos livres para que ocorra a troca das placas até que cada um consiga ficar com as placas correspondentes ao seu número predefinido.
   Após a conclusão de cada atividade era contabilizado o tempo gasto por cada equipe durante o processo, ao final foi realizada a soma do tempo para definir o vencedor, que foram respectivamente em 1º lugar, equipe "Grupo do Grupo" da Escola Francisco Andrighetto, 2º lugar, equipe "Águia Branca" da Escola Sol Nascente, 3º lugar, equipe "Dragões Negros" da Escola Antonio João, 4º lugar, equipe "Desbravadores", da Escola Senador Alberto Pasqualini. Vale lembrar que todas as escolas receberam como premiação kits com jogos que poderão ser utilizados por todos.
   A realização dessas atividades promoveu a democratização de conhecimentos da computação, além de integrar alunos de diferentes escolas que participam do PIBID, são iniciativas como essa que tornam o ensino da computação uma prática mais visível ao público demonstrando o potencial do licenciando em computação na realização dessas práticas, valorizando a formação docente de cada sujeito. Segue abaixo alguns registros das atividades desta manhã. Esperamos que no próximo ano possamos realizar uma nova edição da GINCABIT com novas atividades e novas propostas para o ensino da computação. Até a próxima! 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário