WEB 2.0 – POR UMA
APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVA
Acadêmicos: João Aloísio Winck, Marcelo Riske.
RESUMO
O ensaio a seguir irá mostrar a importância e as vantagens do
uso das ferramentas web 2.0 em sala de aula bem como suas limitações enquanto
ferramenta dependente da internet. Serão abordadas as problemáticas de ensino
que poderiam ser corrigidos com a ajuda dessas ferramentas além de enfocar a
importância da carreira do professor e mais uma breve reflexão sobre
tecnologias educacionais.
Palavras-chave: Web 2.0, Educação, Tecnologia.
COMO TUDO COMEÇOU
A web 2.0 é um termo que surgiu em 2004, e era usado para
descrever uma conjunto de serviços da internet, no qual podemos descrevê-la em
uma palavra para distingui-la da web 1.0 que é a INTERAÇÃO, tudo isso pode ser
facilmente entendido se compararmos as duas como por exemplo na web 1.0 apenas
podíamos enviar conteúdo para a internet onde as outras pessoas poderiam
retirar o conteúdo da web mas não poderiam contribuir para melhorá-lo mas com a
web 2.0 isso mudou o conceito principal dela é compartilhar disseminar a
informação e mais que isso aumenta-la e torna-la cada vez mais útil.
Na web 2.0 as informações e também os softwares utilizados
para seu funcionamento são atualizados a todo momento, tornando essa ferramenta
mais confiável e ágil, fazendo com que ocorra uma melhor comunicação entre as
pessoas, uma vez que a globalização foi disseminada ferramentas como essa só
podem ajudar a melhor as relações sociais e mais importante ainda o aumento
constante de informação.
WEB 2.0 E OUTRAS
REFLEXÕES
Bom sabe-se que com toda a evolução da tecnologia atual torna-se
impossível pensar em educação sem ela, podemos ver claramente que mesmo com a
mudança de metodologias de ensino não conseguimos chegar em 100% do processo de ensino-aprendizagem em
sala de aula, por isso o computador torna-se indispensável para a melhoria do
ensino já que as crianças de hoje já nascem nativos digitais praticamente, e
isso acaba exigindo do professor uma busca constante de conhecimento atualizado
e é nessa ideia que entra a utilização da web 2.0 uma das muitas formas de
trazer a tecnologia para sala de aula e “revolucionar” seu ambiente de ensino.
Com a evolução da banda larga pode-se criar aplicativos que
rodam diretamente na internet sem necessidade de instalação fazendo com que a
web 2.0 esteja próxima de se tornar um sistema operacional,
Na web 2.0 é possível usar recursos que permitem que o
usuário trabalhe com o mesmo material em qualquer lugar com acesso à internet,
ou que qualquer pessoa trabalhe com o mesmo material de forma simultânea, isso
facilita o trabalho de pessoas que não tem um contato físico para realizar
alguma tarefa ou para fins de estudo. Esse tipo de recurso dispensa
dispositivos como pen drives para armazenar arquivos além de ter uma segurança
maior na questão de perda de arquivo pois os mesmos estão guardado em bancos de
dados de servidores da web.
A web 2.0 troce com ela um novo termo chamado PC móvel, pois
se torna desnecessário ter um computador de forma física você pode telo somente
numa forma virtual ou seja direto na internet, facilitando o seu acesso em
qualquer lugar do mundo só necessitando de um ponto de internet,
O PC móvel é uma evolução que começo nos grandes computadores
para empresas depois para o computador pessoal que era o sonho do Bill Gates,
para muitos usuários e muitos computadores e junto com isso traz o conceito de
muitos par muitos onde existe uma troca de informação entre todos.
Como exemplo de aplicativos da web 2.0 podemos cita
aplicativos do Google e da Yahoo, como o Google office que já contém o Docs e
Spreadsheets, como as funcionalidades básicas do Ms-Word ou Ms- Excel trazendo
a vantagem de ter acesso em qualquer lugar com internet e a segurança que seu
trabalho está salvo num servidor da Google. A resposta da Microsoft é o Windows
Live e o Office Live.
A melhoria da web 2.0 vem da participação de usuários pois
quanto mais pessoas usando mais conteúdo (arquivos de texto, músicas e vídeos)
será disponibilizado para a troca entre os mesmos.
O uso desta tecnologia na educação trará com ela novas
oportunidades de ensino, o EaD é um lugar excelente para o uso da web 2.0
pode-se criar horários mais flexivos, e levar o conteúdo para pessoas que não
tem como ter contato com uma instituição de ensino.
Na web 2.0 o usuário não é apenas receptor de uma informação,
mas sim também criador de conteúdo, isso influencia diretamente a EaD pois o
aluno além de um simples leitor pode criar seu trabalhos interagir com o
professores e colegas tornado o aprendizado mais agradável e fácil.
O uso desta tecnologia facilita o aprendizado dos jovens,
pois eles tem uma grande capacidade de aprender por conta própria somente
explorando o recurso uma prova disso é se você já viu um adolescente fazer um
curso para usar o facebook certamente não, mas eles utilizam essa rede social
sem dificuldades esporando todos os seus recursos, o professor que conseguir
explorar essa capacidade nas aulas terá sem dúvidas um retorno excelente dos
alunos. Com esses novos recursos da web 2.0 pode-se repensar o modelo de sala
de aula que persiste intocada durante décadas com alunos em fila e com o famoso
quadro negro, professor sim deve coordenar a sala mas usar fermentas que os
alunos criem e aprendam a partir da sua capacidade de explorar, o professor
também pode usar recursos como passar um vídeo do youtube para a turma, também
se pode usar blogs ou até mesmo jogos educativos.
Os e-mails são muito importantes para a EaD , bom para enviar
mensagens resumindo o conteúdo já estudado ou trazendo informações sobre as
aulas seguintes, passagem de texto para leitura ou para tirar dúvidas com o
professor.
Outro recurso notável para a educação é a pesquisa na web
onde se destaca como um rei o Google, mas para ter resultados diferentes
existem outro sistemas de busca como a AlltheWeb, Altavista, Microsoft Live
Search, Yahoo!Search e Bing.
Os alunos também podem dispor de livrarias eletrônicas como a
Livraria Cultura, BarnesandNoble e a Amazon onde os leitores também podem
deixar seus comentários sobre o que acharam do livro.
Existem dicionários, corretores e tradutores on-line uma
grande contribuição da web para a educação, se destacam entre os tradutores o
Ajax Trans, Applied Free, babelFish e Google Translate. Já para dicionário
existe o famoso Dictionary.com.
Uma ferramenta muito boa para se trabalhar com alunos é o
blog onde eles podem expor suas atividades desenvolvidas onde até leitores
desconhecido podem ler e se entrar dos conhecimentos pelo aluno. Existem alguns
serviços para publicação de blogs que são o WordPpress, Blogger(do Google),
Bloglines, Tumblr e o Edublogs(especializado para blogs educacionais).
Wikis software totalmente colaborativo onde qualquer usuário
pode incluir alterar ou até mesmo excluir texto, um wiki muito utilizado é a
Wikipédia, que se tornou uma ameaça para as enciclopédias tradicionais, porem a
receios sobre as sua utilização pois sua fonte não é confiável mas é bom para
tirar informações rápidas e encontrar links que podem ser usados numa pesquisa
mais profunda sobre determinado tema.Para criação de wiki podemos conta com as
ferramentas Wikispaces, Midia Wiki, PB Wiki, Tiddlywiki, Confluence e Jotspot.
Se pararmos para pensar podemos fazer uma relação com os
conceitos de ciberespaço que é um local onde é necessário que pessoas estejam
presentes para uma boa comunicação e inteligência coletiva que refere-se a uma
inteligência compartilhada em que existem vários grupos formados de indivíduos
que aderiram ou foram inseridos em seu grupo através de um consenso e que
depois de formado esse conjunto passam a defender unicamente um conjunto de
ideias baseadas em seus próprios conhecimentos ou teses, lembrando que ambos os
termos foram criados por Pierre Lèvy um grande filósofo francês que estuda o
relacionamento da internet com a sociedade. Levando em conta os conceitos
citados vemos que realmente não se faz a aprendizagem colaborativa sem passar
por referência conceitos de vários autores para que isso possa ser construído
tendo como chão uma ferramenta como a web 2.0 que se for analisada traz muito
mais vantagens do que complicações ao ambiente educacional mas como já citamos
vários benefícios anteriormente temos que parar e ver lado que de certa forma seja negativo para a
educação como por exemplo, se um professor levar sua turma no laboratório fazer
em trabalho sobre sua disciplina e deixar com que os alunos pesquisem apenas na
internet ocorrem grandes chances da repetição de informações e muitas vezes até
a invalidação das mesmas por não serem verídicas, por isso é importante que o
professor em questão tenha a orientação de que deve instruir a seus alunos
utilizarem diversas fontes além da internet como livros, revistas, e artigos
relacionados ao tema.
Pensando em construir realmente a aprendizagem colaborativa
na escola ai sim precisamos invocar e buscar utilizar as ferramentas referidas
anteriormente porque a única coisa melhor do que fazer os alunos descobrirem o
conhecimento é fazer com que eles produzam os saberes no caso da educação essa
seria a “mão” para a “luva” que são os recursos da web 2.0, porque a verdadeira
revolução está nas iniciativas de fazer coisas novas como por exemplo um blog
de um grupo de alunos vale muito, porque lá eles estão compartilhando o que
aprenderam e ensinando a outras pessoas, além do mais os softwares da internet
quando bem utilizados trazem mais que benefícios eles enriquecem pequenas
mentes que são o futuro da sociedade em si, e que hoje podem estar estudando
amanhã são seus colegas na graduação ou até mesmo colegas de trabalho, mesmo
que a profissão do professor esteja cada vez menos procurada ainda sim existem
alunos com iniciativa para encarar o desafio porque sem dúvida nenhuma o
professor estuda mais do que suas 15 turmas de alunos, ele desenvolve mais
atividades em um dia do que seus alunos fazem em um mês, tudo para buscar
aperfeiçoamento e estar preparado, e além de tudo que ele aprende ele continua
buscando como até mesmo um licenciado em computação que buscam um ensino
digital que não é exclusivo dele mas de qualquer professor que acredita na
junção entre educação e tecnologia, encarados por poucos esse desafio vale a
pena porque se formos discutir essa profissão é a que menos se pensa em
remuneração, apesar de ser muito bem paga mas apenas quando o professor em
questão busca crescer com sua profissão e elevar seu intelecto a outro nível de
conhecimento, e avançando mais alguns sinais é necessário visualizar que é essa
é a profissão do futuro o por que o professor em si é que ensina uma profissão
ao seus alunos referindo-se diretamente ao ensino superior ele instrui e
direciona novos profissionais que irão atuar no mercado de trabalho.
Retrocedendo ao ponto inicial e principal dessa produção que
é a utilização da web 2.0 podemos dizer que depois de uma breve reflexão do que
é ser professor, abrimos nossos olhos para entender melhor o processo de
aplicação dos recursos digitais em sala de aula, que envolve uma questão muito
mais delicada que é a falta de recurso da escola muitas vezes, mas claro que
isso não torna impossível uma educação digital existem mais do que computadores
para ensinar por que apesar de não possuir laboratório de informática a escola
está lá com suas lousas imóveis esperando
para serem preenchidas e transmitirem o conhecimento, os livros tão lá
também doidos para dizer algo a seus leitores, tudo isso de fácil acesso por
que mais do que isso tecnologia não é só computador nem tudo que se conecta tem
um plugue, a computação pode ser desplugada, apesar de que no caso da web 2.0
não se torna viável devido a dependência da internet.
Recuperando totalmente o foco a web 2.0 o fato dela depender
totalmente de conexões com a grande rede percebemos que ele é seu ponto forte e
seu ponto fraco porque se você introduz a metodologia certa combinada com a
rede você estará incentivando seu aluno a ir além, vemos que o objetivo do
professor digital é ensinar o aluno usar a rede para seu benefício ele pode
buscar a área de seu interesse e começar desde cedo uma busca pelo seu futuro
objetivo, e é assim que os grandes mestres do saber muitas vezes chegaram onde
estão através da busca constante do saber e podemos afirmar com grande certeza
que os gênios de hoje utilizaram a rede para crescer como Mark Zuckerberg que
criou uma das redes sociais mais populares do mundo ele não era professor mas
acreditava que podia foi lá e fez esse é o grande desafio do educador fazer com
que seus alunos cresçam como pessoas à medida que procuram descobrir as coisas
e querer se diferenciar dos outros uma grande prova de tudo isso é a nova web
3.0 totalmente semântica, baseada na
localização das pessoas uma nova interface global para comunicação e que como a
web 2.0 tenho certeza que revolucionar a forma de pensar tecnologia das pessoas
e melhorar a qualidade da educação, para que a nova geração de nativos digitais
tenha vontade de utilizar a parte “educativa” da rede sem deixar de desfrutar a
parte “divertida” segundo eles que não passa de um monte de páginas lúdicas e
animadas que um dia dependeram de um conhecimento puro para se constituírem e
que necessitam de novos contribuições para se manter.
Enfim, para encerrar essa produção escrita devemos salientar
a importância da utilização das mídias digitais na educação e que as
dificuldades estão ai para ser enfrentadas e fazer com que sejamos cada vez
mais ricos em conhecimento e experiências pertinentes a atuação ou estudo da
aprendizagem e que devemos fazer isso em colaboração com os alunos que são mais
que espectadores são os agentes que fazem as mudanças ao seu lado e torcer para
que eles entendam sua mensagem para que o produto final não seja um tiro pela
culatra, a tecnologia está ai, a revolução dos meios digitais está acontecendo,
as páginas do navegador global estão sendo atualizadas, basta um movimento e um
estímulo para que você ajude essa evolução acontecer.
BIBLIOGRAFIA
MATTAR,
João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial
revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
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