Lista_Mp3

terça-feira, 16 de junho de 2015

Registrando momentos, fortalecendo reflexões...

  Vivencio hoje 3 momentos como bolsista. Cada um deles contribui para minha formação docente, além de serem os motivos de minha alegria e razão de viver.
  O primeiro deles é a oficina de hardware que está ocorrendo com os alunos, que para mim é um dos episódios mais felizes de minha trajetória, a interação com os alunos, a construção de um novo significado para um conhecimento presente cada vez mais em nosso meio, o diálogo com cada um deles, faz meus dias como bolsista mais feliz.
  O segundo são os episódios que ocorrem pela parte da manhã no laboratório. Apesar de que nem sempre os professores utilizam o laboratório para pesquisa sobre suas disciplinas, cada momento com eles nesse espaço é único. Na última segunda-feira 15/06 tive a oportunidade de auxiliar alguns alunos na criação de uma conta de e-mail, aproveitei o momento para ensiná-los a utilizar o Google Drive para carregar seus arquivos já que muitos não possuem um pendrive nem computador em suas casa. Aproveitei para falar da computação na nuvem e suas especificidades, além de abordar sua importância nos dias de hoje e de como essas tecnologias fariam cada vez mais parte do seu cotidiano.
  O terceiro momento é o desenvolvimento do site da escola. Essa proposta além de traçar o perfil da escola na rede, faz com que tanto os alunos e os professores possam contribuir para alimentar esse espaço. Por enquanto, a primeira tarefa que era a construção de um modelo e de uma interface para a página foi concluída. A segunda tarefa que está ocorrendo é a coleta de dados sobre a escola para preencher a plataforma. Nos próximos passos serão selecionados alunos para atuarem como repórteres mirins para entrevistar membros da comunidade escolar. Posteriormente, quando a página estiver online será desenvolvida uma oficina para alguns funcionários e professores de como utilizar e gerenciar a página. Essa proposta foi pensada, pois como esse é meu último ano como bolsista pensei no desenvolvimento desse site como forma de contribuir com a escola e deixar uma marca de meu trabalho durante todos os anos que atuei como bolsista.
  Enfim, vejo esse exercício de escrita nesse espaço como forma de registrar pequenos momentos repleto de significados para minha formação. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário