DIÁRIO
DE VIAGEM – ENALIC 2014
O Evento
O V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN.
Historicamente tanto o Encontro
Nacional das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção
multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação
inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta
edição 2014 está ancorada no tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes
docentes.
O objetivo é possibilitar a exposição e o diálogo entre
trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e
ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade,
carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a
educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os
valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito
da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.
Com isso, o V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o
IV Seminário Nacional do Pibid se firmam como uma oportunidade de debate e de
reflexão das políticas de formação. No mesmo sentido, o evento procura discutir
a escola como espaço de formação inicial e continuada de professores, abordando
as novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas IES, em sua articulação
com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID).
Um relato
Minha participação no evento foi muito importante, tive a
oportunidade de repensar meu processo de formação acerca das opiniões de
professores e bolsistas de outras instituições.
Na minha opinião uma das melhores conferências foi a do professor
Junot Cornélio Matos(UFPE) intitulada SER
DOCENTE: CAMINHOS DO ENSINAR E DO APRENDER, visto que ele conseguiu fazer
uma abordagem geral de todos os aspectos do “ser professor”, contemplando uma
reflexão estruturada sobre teoria e prática, além de uma contextualização das
situações vivenciadas em sala de aula, apontando medidas a serem tomadas. Além
dessa conferência, participei de uma mesa redonda intitulada MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A
PARTIR DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE STANFORD,
onde foi apresentado um relato sobre o Mestrado com duração de um ano ofertado
pela Universidade de Stanford, e um dos destaques pode ser a avaliação da
qualidade das conexões entre teoria e prática que muitas vezes apenas “existem”
mas, não complementam de nenhuma maneira a formação do docente. Posso afirmar
que meu foco em todos os dias do evento, foi assistir à apresentação de
bolsistas de outras instituições e fazer dessas trocas o principal meio para a
ampliação dos mais diversos conceitos e coleta de novas ideias.
Enfim, o evento modificou minhas concepções sobre diversos
conceitos, e através da troca de experiências aprimorou minhas reflexões sobre
a docência, ampliando as possibilidades de estudo para minha formação
continuada em um futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário