Lista_Mp3

domingo, 8 de março de 2015

V ENALIC 2014

                                 DIÁRIO DE VIAGEM – ENALIC 2014
O Evento
O V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN.
Historicamente tanto o Encontro Nacional das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta edição 2014 está ancorada no tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
O objetivo é possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.
Com isso, o V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid se firmam como uma oportunidade de debate e de reflexão das políticas de formação. No mesmo sentido, o evento procura discutir a escola como espaço de formação inicial e continuada de professores, abordando as novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas IES, em sua articulação com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Um relato
Minha participação no evento foi muito importante, tive a oportunidade de repensar meu processo de formação acerca das opiniões de professores e bolsistas de outras instituições.
Na minha opinião uma das melhores conferências foi a do professor Junot Cornélio Matos(UFPE) intitulada SER DOCENTE: CAMINHOS DO ENSINAR E DO APRENDER, visto que ele conseguiu fazer uma abordagem geral de todos os aspectos do “ser professor”, contemplando uma reflexão estruturada sobre teoria e prática, além de uma contextualização das situações vivenciadas em sala de aula, apontando medidas a serem tomadas. Além dessa conferência, participei de uma mesa redonda intitulada MODELOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE STANFORD, onde foi apresentado um relato sobre o Mestrado com duração de um ano ofertado pela Universidade de Stanford, e um dos destaques pode ser a avaliação da qualidade das conexões entre teoria e prática que muitas vezes apenas “existem” mas, não complementam de nenhuma maneira a formação do docente. Posso afirmar que meu foco em todos os dias do evento, foi assistir à apresentação de bolsistas de outras instituições e fazer dessas trocas o principal meio para a ampliação dos mais diversos conceitos e coleta de novas ideias.

Enfim, o evento modificou minhas concepções sobre diversos conceitos, e através da troca de experiências aprimorou minhas reflexões sobre a docência, ampliando as possibilidades de estudo para minha formação continuada em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário