CLUBE DE PROGRAMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO
SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
RISKE, Marcelo Augusto; WINCK, João Aloísio; CAMBRAIA, Adão
Caron
*marceloriske@gmail.com
Orientador: Márcia Fink
Resumo: Atualmente, as iniciativas para
o ensino de programação em escolas constituem uma tendência da educação
tecnológica do futuro, para isso são utilizados diversos softwares que
possibilitam o desenvolvimento de vários tipos de aplicações. O scratch,
software de construção de jogos e animações baseado na combinação de blocos é
um dos mais utilizados devido a sua facilidade de uso e sua interface
convidativa, visto que os jogos eletrônicos tornaram-se a principal distração
dos jovens de hoje pensou-se na ideia de criar um projeto que tem como
principal objetivo disseminar o ensino da computação, desmistificar a
aprendizagem de linguagens de programação, mostrando aos alunos a possibilidade
de desenvolvimento de jogos estimulando-os a utilizar uma linguagem para
desenvolver os mesmos. Para isso foram selecionados um grupo de alunos que apresentavam
um bom desempenho na disciplina de matemática para participar das aulas em
turno inverso, com a intenção de que tivessem um tempo dedicado apenas para as
atividades. A experiência gerou resultados que foram verificados ao final do
projeto com um questionário de opinião criado no Google Docs e pode-se observar
que a maioria dos participantes assimilaram o conteúdo e demonstraram aumentar
seu interesse pela área da informática.
Palavras chave: educação, PIBID, computação.
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