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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Resumo da Mostra Técnica (PREVIEW)

CLUBE DE PROGRAMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
João Aloísio Winck; Marcelo Augusto Riske
Orientador: Adão Caron Cambraia
Co-orientador:
Revisor(es):

Atualmente, as iniciativas para o ensino de programação em escolas constituem uma tendência da educação tecnológica do futuro, para isso são utilizados diversos softwares que possibilitam o desenvolvimento de vários tipos de aplicações. O scratch, software de construção de jogos e animações baseado na combinação de blocos é um dos mais utilizados devido a sua facilidade de uso e sua interface convidativa, visto que os jogos eletrônicos tornaram-se a principal distração dos jovens de hoje pensou-se na ideia de criar um projeto que tem como principal objetivo disseminar o ensino da computação e mostrar aos alunos a possibilidade de desenvolvimentos de jogos e estimulá-los a utilizar uma linguagem de programação para desenvolver dos mesmos. Para isso foram selecionados um grupo de alunos que apresentavam um desempenho razoável em matemática para participar das aulas em turno inverso, com a intenção de que tivessem um tempo dedicado apenas para as atividades. A experiência gerou resultados que foram verificados ao final do projeto com um questionário de opinião criado no Google Docs e pode-se observar que mais de 80% dos participantes assimilaram o conteúdo e demonstraram aumentar seu interesse pela área da informática.


Palavras chave: Programação, Desenvolvimento de jogos, Educação.

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