CLUBE DE
PROGRAMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
João Aloísio
Winck; Marcelo Augusto Riske
Orientador: Adão Caron Cambraia
Co-orientador:
Revisor(es):
Atualmente, as
iniciativas para o ensino de programação em escolas constituem uma tendência da
educação tecnológica do futuro, para isso são utilizados diversos softwares que
possibilitam o desenvolvimento de vários tipos de aplicações. O scratch,
software de construção de jogos e animações baseado na combinação de blocos é
um dos mais utilizados devido a sua facilidade de uso e sua interface
convidativa, visto que os jogos eletrônicos tornaram-se a principal distração
dos jovens de hoje pensou-se na ideia de criar um projeto que tem como
principal objetivo disseminar o ensino da computação e mostrar aos alunos a
possibilidade de desenvolvimentos de jogos e estimulá-los a utilizar uma
linguagem de programação para desenvolver dos mesmos. Para isso foram
selecionados um grupo de alunos que apresentavam um desempenho razoável em
matemática para participar das aulas em turno inverso, com a intenção de que
tivessem um tempo dedicado apenas para as atividades. A experiência gerou
resultados que foram verificados ao final do projeto com um questionário de
opinião criado no Google Docs e pode-se observar que mais de 80% dos
participantes assimilaram o conteúdo e demonstraram aumentar seu interesse pela
área da informática.
Palavras chave: Programação, Desenvolvimento de jogos,
Educação.
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