-ASPECTOS
REFLEXIVOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
E SUA
ATUALIZAÇÃO PERMANENTE NO PARANÁ:
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
SOBRE O PIBID E O PDE. (Daniel
Soczek)
O primeiro artigo em si apresenta dois programas de
aperfeiçoamento, pesquisa e formação de professores o PIBID (Programa
Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência) e o PDE (Programa de
desenvolvimento Educacional) no qual entende-se que o PDE solucionar problemas
na formação de professores em exercício, e o PIBID serve de estimulo e
incentivo para alunos que estão em formação além de muitos outros argumentos
que poderiam ser citados, mas acredito que o objetivo geral do artigo era de
expor as problemáticas concomitantes e presentes em sala de aula buscando a
reflexão de cada docente independente do programa no qual esteja para que possa
individualmente ou coletivamente pensar na solução para esses problemas
buscando inovar e despertar o professor pesquisador que existe dentro de si.
Enfim a abordagem geral do artigo enfoca a experiência e o
comprometimento com a prática docente e seus afins dando ênfase a busca por
cada vez mais conhecimento.
FORMAÇÃO
DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES
PARA AS LICENCIATURAS
A PARTIR DO PIBID (Márcia
Marlene Stentzler)
O artigo em si fala da
experiências de supervisores e bolsista do PIBID, exemplifica projetos
elaborados por eles em suas respectivas escolas dando assim novas ideias a
serem aplicada a nosso meio, sem contar que para todos isso se tornou
importante já que tiveram a oportunidade de presenciar a realidade da escola
fazendo relação com tudo que é discutido durante a sua formação docente. Uma
vez bem utilizado o PIBID pode ser mais do que uma bolsa pode se tornar uma
ferramenta de avaliação de aprendizagem do alunos já que busca atividades
lúdicas a tendência é que os alunos se sintam mais a vontade de se expressar e
compartilhar sua vivência em sala de aula como se fosse um compartilhamento de conhecimento,
ao meu ver muitas vezes os alunos aprendem mais entre si do que com o professor
já que o mundo atual praticamente joga conhecimento em cima de cada um abe aos
professores apenas filtrar o que eles devem internalizar em suas cabeças para
que possam fazer bom uso do que aprendem, sem contar que todos os projetos
desenvolvidos no PIBID são muito importantes para o processo de melhoria na
qualidade da educação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário